terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resenha - CD Nightmare do Avenged Sevenfold




Um dos títulos mais esperados do ano, “Nightmare” aparece como um tributo ao baterista Jimmy “The Rev” Sullivan, que faleceu dia 28 de Dezembro de 2009. Lançado pela Warner Bros. no dia 22 de Julho de 2010, tendo como produtor Mike Elizondo, o álbum foi muito bem recebido em todo o mundo, com 163 mil cópias vendidas em sua semana de estréia e conseguindo para a banda a 1º posição da Billboard pela primeira vez. São aproximadamente 67 minutos de um trabalho que conta com peso e belos solos, além de ótimos vocais de M. Shadows. Na bateria Mike Portnoy fez um brilhante trabalho, seguindo de maneira perfeita as linhas deixadas por The Rev.

O álbum é aberto em grande estilo com a faixa título “Nigthmare”, que começa com um clima sombrio, seguido por um ”riff” potente e vocais com muitas variações. Em seguida vem “Welcome To The Family”, onde se pode observar algumas influências pop, mas que conta com um ótimo refrão. Na seqüência aparecem “Danger Line” e “Buried Alive”, que têm como destaque ótimos solos de guitarras, com destaque para Synyster Gates, que evolui a cada dia, e Zacky Vengeance, que se não inova, mantém uma apresentação sólida.

A quinta faixa, “Natural Burn Killer”, é uma das melhores do álbum, que apesar de ter um refrão lento, ela é muito rápida, possivelmente a mais rápida já feita pelo grupo. Em contra ponto, “So Far Away” é uma balada que conta com a presença de Papa Gates, pai de Synyster Gates, na guitarra.

Logo após vem “God Hate Us”, que é uma das músicas mais pesadas já feitas pelo grupo, e certamente a mais pesada do álbum. Ela é seguida por mais duas baladas, “Victim” e “Tonight The World Dies”, que contam com belos vocais e ótimos solos.

“Fictin”, música composta por The Rev dias antes de seu falecimento, merece um capítulo a parte. Com um piano ao fundo e Shadows gravando sua voz por cima de demos deixadas pelo baterista, fazem dela uma faixa belíssima. Já “Save Me” vem para fechar o álbum com chave de ouro, uma música de quase 11 minutos, que tem Gates novamente brilhando, além de ter uma ótima letra. Na versão Japonesa do álbum há uma faixa bônus chamada “Lost It All”, que conta com algumas estrofes pesadas e um refrão meloso

O único contra fica por conta de não ser possível identificar o baixo de Johnny Christ em algumas partes. Tirando essa parte, “Nigthmare” é um belíssimo álbum, tendo como grande destaque Jimmy “The Rev” Sullivan, que colocou todo seu coração nesse álbum, chegando a dizer que ele era “melhor que todos os outros”.

Tracklist:

01. “Nightmare” – 6:16
02. “Welcome to the Family” – 4:05
03. “Danger Line” – 5:28
04. “Buried Alive” – 6:44
05. “Natural Born Killer” – 5:15
06. “So Far Away” – 5:26
07. “God Hates Us” – 5:19
08. “Victim” – 7:29
09. “Tonight the World Dies” – 4:41
10. “Fiction” – 5:08
11. “Save Me” – 10:56
12. “Lost It All” (Faixa Bônus) – 3:56

Créditos:

M. Shadows - Vocal
Zacky Vengeance - Guitarra base e vocal de apoio
Synyster Gates - Guitarra solo e vocal de apoio
Johnny Christ - Baixo
The Reverend - Vocal de apoio em Fiction
Mike Portnoy - Bateria

Participações especiais:

Brian Haner (Papa Gates) - Guitarra 
David Palmer - Piano
Sharlotte Gibson - Vocal de apoio

Nome de lançamento: "Nightmare"
Data de lançamento: 27 de Julho de 2010
Gênero: Heavy Metal, Hard Rock
Duração: 66:47 (70.44 com a faixa bônus)
Gravadora: Warner Bros. Records
Produção: Mike Elizondo

3 comentários:

  1. Desde quando "God Hate Us" é uma das mais pesadas do A7x? As músicas mais pesadas estão no album "Sounding the Seventh Trumpet" e algumas do "Waking the Fallen" ...vei,na moral...eu ja vi tudo isso que vc escreveu aqui, e ainda conseguiu piorar...analise mal feita! Vai escutar primeiro todas as músicas da banda e o album Nightmare pq esta resenha esta incompleta!

    ResponderExcluir
  2. Concordo,em partes da resenha fica claro q o autor ñ conhece bem a banda e nem os albuns anteriores,como dizeram antes falta conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito vaga a resenha.
    Não se aprofundou em nada da musicalidade da banda.

    ResponderExcluir