sexta-feira, 30 de julho de 2010

Bioshock (história)



"Meu pais sempre me disseram que eu iria fazer coisas grandes. Sabe, eles estavam certos." --Jack, Bioshock.

Bioshock começa com você, o personagem principal, dentro de um avião, no meio do oceano atlântico, segurando um presente na mão com um bilhete, que diz "da sua mãe e do seu pai, você poderia gentilmente não abrir até os 30 anos?". Após dizer suas frases, Jack (você) se torna o único sobrevivente de um acidente aéreo, sem muitas chances de sobrevivência. Sem MUITAS chances, porque no meio do oceano atlântico havia um farol, que dava para ser avistado de longe, e Jack, que não estava muito longe do farol, busca sobrevivência nele, sem saber que estava se condenando.

No farol, que tinha uma decoração meio anos 60, havia muitas homenagens à Andrew Ryan, que ainda não sabemos quem é, e a Rapture, uma cidade que não sabemos onde fica. Lá também há uma esfera de mergulhação (uma espécie de mini submarino, sem motor, obviamente). Jack entra na esfera e afunda.

Enquanto na esfera, automaticamente, é mostrado um vídeo mostrando como um homem, Andrew Ryan, odiava as prisões da sociedade, as religiões, a escravidão, e como ele havia criado um sonho, onde as pessoas conseguem tudo pelo próprio suor. Este sonho chamava-se "Rapture".

Logo pode-se ver que Rapture era a cidade que surgia no fundo do oceano, que agora podia ser avistada através do vidro, gigante.

Chegando lá, Jack é quase atacado por um splicer (explicações vem mais tarde). Ele consegue sobreviver, por sorte, mas o "pequeno submarino" é danificado. Ele acha um rádio e, após o pedido "você poderia gentilmente pegar esse rádio?", começa a se comunicar com Atlas. Atlas diz fazer parte de uma resistência contra Andrew Ryan, o "presidente" e criador de rapture. Ele explica, ao longo do caminho, que ADAM é o que faz as rodas de rapture girarem, o que tem mais valor por lá. ADAM é uma substância que nos permite alterar nosso código genético sem causar problemas ao nosso corpo. Com ele, é possível adquirir Plasmids, algo que nos dá poderes incríveis e que era comercializado controladamente em Rapture, até que a cidade caiu, as pessoas ficaram viciadas em ADAM, e assassinatos sem fim começaram a acontecer em uma cidade onde não há regras, afastada do resto do mundo. As pessoas que ficaram viciadas em ADAM eram os Splicers. Para controlar o ADAM em circulação em Rapture, as Little sisters foram criadas, que eram pequenas crianças, sempre garotas, que eram condenadas inconscientemente a vagar por Rapture recolhendo ADAM de corpos. A proteção das Little sisters são os Big daddys, um homem com uma roupa de mergulho, sempre bem armado, condenado inconscientemente a acompanhar uma Little sister até que ela ou ele morressem.

Logo de início, Atlas pede que você o ajude a salvar sua família, que está escondida em um submarino em um outro lado de Rapture. Em troca, ele o ajudaria a sair da cidade. Na ida ao submarino, você topa com um Big Daddy que acaba de ser morto e uma Little sister. De cara Atlas pede que você "colha" a Little sister (uma palavra mais fraca que "mate"), algo que te dá muito ADAM e que vai te ajudar a sobreviver a Rapture. Porém a Little sister não sobrevive ao processo. A doutora Tenenbaun, uma mulher que você encontra nesse mesmo lugar, te pede para salva-las com um plasmid que ela te dá. este plasmid permite que você tire-a de sua condenação, fazendo com que ela tenha livre arbítrio (e continue viva), porém te rende muito menos ADAM, o que deixa muito mais difícil a sua sobrevivência. Esta é uma escolha moral do jogo, e é possível escolher matá-las ou salvá-las, com todas as Little sisters que encontrar em Rapture.

Ao chegar no submarino, Andrew Ryan fala com Jack pelo Rádio. Ele, pensando que você iria embora no submarino para contar ao mundo de Rapture, envia Splicers para destruir o submarino. Você tenta, mas não consegue chegar a tempo e vê o submarino explodir diante de seus olhos.

Após ter sua família morta, Atlas diz que Ryan deve morrer, e te pede para matá-lo. "você poderia gentilmente matar o bastardo?" ele diz. Você vai até o local onde Ryan deveria estar.

Ao chegar lá, Ryan parece despreocupado com sua presença. Ele fala calmamente com você. Até que chega um certo ponto em que ele começa a pedir, "você poderia gentilmente se virar", e Jack se vira, "você´poderia gentilmente correr?" e Jack corre, "Você poderia gentilmente parar?", e ele para, "Você poderia gentilmente sentar?" e jack senta, "Você poderia gentilmente levantar?" e ele levanta. Tudo acontece, sozinho, contra a vontade de Jack.

Pouco antes disso, ele pergunta: "O que você lembra sobre 'você poderia gentilmente...?" e Jack se lembra de todos os pedidos de Atlas. "você foi trazido aqui por acidente, ou não?" e Jack se lembra do conteúdo do presente no avião, que só é revelado agora, e é uma arma e instruções, que muito provavelmente causaram a queda. "Suas memórias são Reais, ou são apenas ilusões?" e então Jack se lembra de seus pais e percebe que seu passado não aconteceu, e que ele, na verdade, nasceu em Rapture.

Ryan então entrega um taco de golfe nas mãos de Jack e diz para fazer o que ele escolher fazer. "Um homem escolhe, um escravo obedece" ele diz, e toma uma pancada na cabeça. "Um homem escolhe, um escravo obedece" ele repete, e toma outro golpe. "Um homem escolhe.... Um escravo... obedece" ele repete mais uma vez e toma mais um golpe. "OBEDEÇA!!!!!" ele grita, antes de morrer. Atlas logo entra em contado com você, pedindo para que, "gentilmente", mexa nos controles de Ryan sobre Rapture usando sua chave e entregar os controles de Rapture a Atlas, para que ele o ajudasse a escapar dali. Logo, Alarmes começam a tocar e Atlas se revela sendo Fontaine, um mafioso que era inimigo de Ryan, que comandava o povo contra ele e que fingira sua morte a muito tempo. Ele revela que Jack nasceu em Rapture dois anos atrás, porém que ele, escondido, o alterou, de forma que você iria envelhecer cerca de 30 anos em apenas 2. Jack só foi a superfície por cuidados de seu pai, que era Andrew Ryan, porém você foi hipnotizado para obedecer a frase "você poderia gentilmente" sempre, por isso ele foi capaz de fazer com que você voltasse , planejando desde o início o seu retorno. A família de Atlas era uma mentira, assim como o próprio Atlas. Basicamente, Fontaine forçou Jack a matar o próprio pai pelo poder da cidade. Agora Fontaine poderia ter todo ADAM que quisesse.

Logo você cai em uma armadilha e fica seriamente ferido, porém, Dr.Tenenbaun consegue te curar e você volta para enfrentar Fontaine. Ele tenta usar o controle dele sobre você para parar lentamente o seu coração, porém você consegue se livrar do controle de Fontaine com uma fórmula, que foi produzida em caso de emergências. Você logo vai enfrentar Fontaine, que está em um ponto alto de Rapture, completamente cheio de ADAM.

Você consegue enfrentar Fontaine com a ajuda de algumas Little sisters, que sugam o ADAM do monstro que ele havia se tornado, e tudo acaba. Caso você tenha salvo as Little sisters que encontrou até agora, o final é feliz. Você escapa de Rapture com as Little sisters salvas, elas o acompanham até a superfície e você dá a elas a chance de serem pessoas normais, livres. Elas crescem como qualquer outra garota, e você presencia o crescimento, até a hora em que envelhece e que, junto delas, você morre de causas naturais.(este é o final verdadeiro)



Se você matou uma ou mais Little sisters, o final é triste. Após te ajudarem, as Little Sisters oferecem ajuda e você as mata para adquirir mais poder. Mesmo com a cidade em suas mãos, você ainda precisa de mais, expondo os Splicers ao mundo para dominá-lo.


4 comentários:

  1. vlw pelas informações !
    sou Lioneleche !
    ;}

    ResponderExcluir
  2. Somente aqui encontrei essa maravilhosa estória, de um maravilhoso jogo que deixou seu rastro!!!Parabéns pelo post sensacional da detalhada história de Rapture, a fuga do Patriotismo americano que havia naquela epóca anos 1960!!!

    ResponderExcluir