quarta-feira, 7 de julho de 2010

Gran Turismo 5 (PS3)

Ok, se você gosta só um pouquinho de games, você já ouviu falar desse jogo. Se você não gosta, há uma boa probabilidade do termo não lhe ser estranho. Gran Turismo pode não ser o melhor simulador de corridas para alguns, mas concerteza sempre foi, desde o começo, o mais real, em muitos pontos, e a maior franquia de corrida da Sony.


Você acha mesmo que o gráfico do jogo é esse? Eu sim...


Quando você é um gamer, você sabe que fotos em HD de jogos são muito provavelmente barcas furadas. O jogo nunca é tão perfeito quanto nas fotos, muitas vezes com serrilhados e manchas, mas elas dão uma noção de como é o jogo, o estilo, ou o que o jogo tenta ser. Se você já viu uma foto em HD qualquer de Gran Turismo 5 (não o prologue), você logo vê que o jogo parece bem feito. Saiba que, contrariando as estatísticas comuns, as fotos em HD não demonstram em nada o gráfico vivo do jogo. Gran Turismo é uma monstruosidade gráfica, uma sem respeito pelos fracos, que ilude sem dó os olhos dos pobres jogadores.

Só de dizer que os dois locais de Madrid e Roma demoraram 2 anos cada, para ser montados, já diz que o nível de detalhe é assombroso. Não, não tema ainda, ou então você vai molhar as calças quando ver o jogo em ação. O legal é que, como em Gran Turismo 4, existe um modo de fotografias especial, em que você pode escolher um ponto, qualquer ponto, para tirar fotos. A câmera possui muitos efeitos que uma câmera digital teria (uma super câmera digital profissional HD, aliás), e os pontos de visão podem variar, como do Coliseu (no caso de Roma) ou de dentro dos carros.




Haverão mais de mil carros licenciados no jogo, tirando os carros "premium", que são 200. As pistas que foram mostradas na E3 foram Roma, Madrid, Toscana, Circuit de la Sarthe, Nurburgring e a pista do "BBC's Top Gear". Nurburgring tem algo especial: além do esforço ridículamente longo posto na pista, se você quiser fazer um evento de 24 horas, o que você poderá escolher fazer em tempo real, não só você verá o tempo passar do dia para noite gradativamente (não "de uma hora para a outra", como em pokémons da vida), como verá que os espectadores estarão com tendas, por ser um evento tão longo.





O online trás ainda mais surpresas. Você terá seu próprio Lounge, onde poderá programar corridas com amigos, assistis corridas, usar como ponto de encontros e seus amigo poderão, também, usar o seu lounge como ponto de encontro, caso queiram, a não ser que o proteja com senha. Enquanto estiver correndo em um lounge, qualquer comentário dito por espectadores poderá ser visto, como "você é demais!", ou "sai daí, você é um *&%#$!", ou até "finalmente uma batida!"

Outra coisa legal é que, pela câmera Playstation Eye, será possível mapear os movimentos da sua cabeça, podendo olhar pelo vidro lateral do carro, por exemplo, com um balançar para a direita ou esquerda. Segundo o que foi dito até agora, tudo funciona bem, apesar de que a câmera deverá ficar bem perto do rosto, mais perto do que qualquer pessoa tenha planejado jogar na sua sala de estar. Isto é, contudo, um fator adicional.

Agora, some tudo isso ao apelo 3D que a Sony começou a desenvolver e é sucesso na certa. É Quase impossível ver a diferença entre um carro do jogo e um real em uma foto grande, imagine esse poder em 3D? Pois é, estará lá no lançamento, dia 2 de Novembro de 2010

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara esse jogo é impressionante
    sempre joguei gran turismo no play 2(tenho um)
    e sinceramente não compro o 3 pelo preço abusivo,
    mas parabéns pelo post muito bom

    http://javiuessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir