sábado, 26 de junho de 2010

Análise: Lost Planet 2 [4]

Estava animado para jogar Lost Planet 2 no dia em que aluguei. Segundo o Hype que estava rolando, era para ser sensacional. Meu arrependimento não foi repentino, não foi na hora, mas eu queria que tivesse sido, aí eu não teria jogado até metade para concluir que é uma merda.



Para começar, o primeiro Lost Planet era bom, razoável. O segundo prometia muito mais que o que primeiro tinha: Jogabilidade cooperativa completa, competições onlines legais e grandes, gráficos esplêndidos em um ambiente variado, com florestas tropicais, vulcões e as geleiras repetitivas do primeiro jogo. Ele cumpriu tudo na verdade, ou quase, só que não fez bem.

Meu professor costumava falar que não só basta fazer, tem que fazer gostoso, e LP2 não faz gostoso em nenhuma das novidades. O tamanho da tela dividida do coop offline é minúscula. Online não testei, mas não acho que existam problemas. O problema está no jogo em si. Se você, por exêmplo, passar por 3 fases e chegar no chefe, mas morrer nele, você é obrigado a passar todas as fases novamente, pois o checkpoint só chega quando você termina o capítulo. Os gráficos nada tem de mais, iguais os do primeiro, só que ensolarados, porém ainda com serrilhados e cores repetitivas.

Parece legal? Bem, não é

A IA é simplesmente péssimas, são piores que em Haze. Várias vezes eu me peguei confundindo o meu parceiro com o inimigo, porque ambos nunca me atacavam, mesmo a um metro de distância. As fases ficam repetitivas pela falta de novos objetivos, o que faz, provavelmente, que você se pergunte o que você viu naquele jogo para querer comprar. A diversão só dura enquanto existe aquela alegria de jogo novo, que acaba em pouco tempo. Não existem opções de customização de aparência enquanto off-line, e eu não cheguei a liberar as roupas de Marcus Fenix (Gears of War) e Weskyr (Resident Evil), mas não imagino como isso pode aliviar o tédio e repetição do jogo.

A história não acrescenta em nada ao jogo. Os personagens são incógnitos, não tem identidade, sendo conhecidos como piratas apenas (nem você sabe o nome deles, é). Não existem dramas nem nada assim, não existe nem a tentativa de criar um. É pobre do pé a cabeça.



A falta de história faz do planeta desinteressante, a IA e repetições, juntas com os checkpoints distantes, fazem da jogabilidade um lixo. Afinal de contas, depois de tanto Hype, o primeiro acaba sendo muito mais superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário