segunda-feira, 31 de maio de 2010

Um dia especial

Lembram-se do que eu falei sobre minha vida ser um tanto tediosa? Pois é, hoje concerteza não foi um dia tedioso.

Pra começar, vou dizer que estudo no colégio Pequeno Cotolengo, de Cotia. Se você estuda lá já da pra ligar os pontos. Pois bem: já a algum tempo, alguns meses, um novo vice diretor chegou na escola, João Paulo. Tudo bem, novo diretor, nova direção, mudanças, isso é normal. No começo pensei até que ele era um germofóbico, completamente viciado em limeza. Toda a limpeza das salas foi... Aprimorada. Não acho que isso tenha sido ruim, é um fato que a sala é suja, a limpeza ajudará e muito à não proliferação do H1N1, já que estamos chegando no inverno.

Com o passar do tempo, o vice começou a esticar as asinhas, chegou a jogar a legislação e o diabo a quatro em cima de alunos. um aluno teve a vida um tanto quanto aruinada por ter jogado um giz na sala de aula, tendo que pagar até cestas básicas para a família da garota que foi vítima do giz voador. Tudo bem, sim, se o giz teve força o suficiente para cortar a pele do rosto da garota, podia muito bem ter cegado a coitada. Porém, se o rapaz tinha qualquer esperança de estudar em um lugar bom na vida, ele pode largá-la já.

Assim ficou, até que, algumas semanas atrás, tudo estourou. O que aconteceu foi simplesmente anormal para uma escola.

Sabe, muitos dizem que o pequeno cotolengo era o pior colégio da região antes da diretora,a Maria Tereza, entrar e fazer algumas mudanças. Ela já estava a 3 anos sem qualquer férias ou folga até semana passada. Acontece que devido a cartas anônimas que reclamavam, de forma que não foi revelada pela direção, da escola, ela foi afastada por cerca de 3 meses e não se sabe se seu cargo vai ser substituido por outros ou não.

Não sei o quão culpado é o coitado vice diretor, sei que ele é o alvo de todos agora. Tendo culpa ou não, é um fato que ele é ótimo em fazer a cabeça das pessoas. As idéias dele são colocadas em você automaticamente, eu sei porque já... experiênciei (quer uma comparação? Ele é o Ben, do Lost).

De qualquer forma, hoje na escola houve todo um movimento. Sim, não digo protesto porque só queriamos respostas, todos do período da manhã, juntos, no pátio, se recusando a entrar em aula. E, diferente de como teria sido em qualquer outra escola, os alunos não estavam lá para matar aula, não estavam lá para fazer bagunça e barulho, era, sim, um movimento organizado, feito por alunos que não só gostavam como reispeitavam a diretora. Ela, que tinha o nome em cartazes feitos por esses mesmos alunos, apareceu finalmente, esclarecendo que a situação que já não estava no controle dela, e que só nos resta esperar. Claro que, isso vinha junto de emoções e agradecimentos por parte a diretora, que segundo ela, e disso não duvido, nunca esperava que tal coisa acontecesse, e nunca presenciara afeto tão grande de alunos pela diretora.

Não sei onde me encaixo nessa história: Eu, que só estou lá a um ano e meio, não posso contar histórias para dizer o quão querida a Maria Tereza é para mim, talvez por isso que eu posso escrever esse texto como sendo um espectador, e não uma das "estrelas", mas isso foi muito novo para mim. Vindo do Mário Schemberg, não sei se criei laços tão fortes no Cotolengo, como tinha na minha velha escola, onde estudei minha vida toda. Mesmo assim, eu nunca tomaria parte importante de tal movimento se estivesse ocorrendo no Mário, eu penso. Aquela vontade me comoveu, e o meu nome está na chapa, lá, se existe alguém que vai fazer a diferença nesse movimento sou eu, agora.

Como já dito, só resta esperar. Podemos enviar emails para... "Eles"(alguma coisa do ensino), emails que elogiem a escola tanto quanto sua diretora, ser criativos a agir de forma não tão direta. Não haverão mais movimentos... É o que dizem... E é sinceramente o que espero, pelo bem de todos. Essa história, porém, ainda está longe de acabar, e agora eu quero saber o fim, porque agora que também faço parte dela.

Ahh, sim, esquecí de falar. Nós, na nave mãe, temos uma regra, que é uma post por dia. Eu sei que acabei de quebrá-la e me desculpo, fiz porque fui o único a postar ontem, e de qualquer forma, não é todo dia que movimentos assim acontecem na minha vida, portanto acho que só dessa vez, conta como exeção, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário