domingo, 30 de maio de 2010

Little Big Panet 2 (PS3)



É verdade quando disse que nossos macacos continuam a juntar informações no vago espaço do universo, muitas de tais iformações inúteis, mas de vez em quando, um ou outro chega a colher dados realmente úteis. Um deles recetemente achou um planeta onde túdo é montável, personalizável e habitado por craturas estranhas, feitas de sacos de batatas. E ele não estava bebendo quando disse isso.

Você vê, Little Big Planet, o primeiro, causou certa febre quando foi finalmente lançado. Ele puxa um gênero de games que parece crescer muito entre os jogadores de todo o mundo, o de jogos personalizáveis. Nele, você pode recolher um quantidade massiva de itens, como roupas, materiais de construção, stickers (imágens coláveis), etc. Tudo isso pode ser usado em levels já feitos, a campanha normal do LBP, ocom exeção dos materiais de construção, esses podem e concerteza serão usados por você na construção de suas próprias fases. Tais fases podem ser públicadas online, criando o que seria "um gametube", onde você pode procurar entre 2 milhoes de levels já criados por fãs, um que queira jogar.

A quantidade e variedade do jogo era colossal, e por isso mesmo que já não se esperava muitas mudanças na sequência. Tudo já parecia muito sólido, e roupas e kits com novos acessórios eram já colocados pra download na Playstation Store, não sendo necessária uma sequência pra que vejamos coisas novas.

Porém, contrariando minhas expectativas, LBP2 já foi anunciado e trás agora um número de novidades inimáginaveis, não sendo simplesmente blocos novos ou roupas novas.



Pra começar conversa mesmo, saibam que nem de longe LBP é um jogo fútil ou infântil demais. isso é um grande engano que eu mesmo já cheguei a cometer. Ele também não é um jogo plataforma e sim uma grande "plataforma para jogos". A grande, talvez maior, novidade de sua sequência é a possibilidade de construir máquinas que sejam inteligentes e ajam de forma diferente com relação a você. Como exemplo disso nós podemos ver os sackbots, máquinas NPC similares aos sackpersons (persoagens controladas no game). Os sackbots, assim como qualquer máquina do jogo, podem ser programados de forma inteligente, para te seguir, por exêmplo, ou te evitar, para fazer um andar zumbí ou para servirem de meio de transporte.

Todas as máquinas serão programadas por uma nova ferramenta colocada no jogo, uma espécie de chip colocado em qualquer engenhoca que você inventar. Esse chip pode ser programado como qualquer outra ferramenta já conhecida do game, como as rodas, em que você regula a velocidade do giro e o sentido dela, ou as molas, em que você regula a força e intensidade. Usando esse chip, muitos jogadores foram capazes de criar levels de difrentes gêneros, como jogos de estratégia, no estilo Comand and Conquer, jogos de corrida, como vistos no trailer, e imitações de jogos clássicos, como o space invaders. Alguns puderam construir até mesmo shooters, demonstrando o quão flexivel e fácil é a interface do novo jogo.

Já a algum tempo, um dos fundadores da Media Molecule, produtora do jogo, Mark Healey, demonstrou a importância que esses chips terão em LBP2. Ele carregou um level simples com um veículo e demonstrou como o chip pôde fazer com que o veículo fosse controlado pelos sensores de movimento do controle Sixaxis do Playstation 3 com grande precisão. Uma vez completo, o veículo poderia ser controlado simplesmente por inclinar o controle de um lado para o outro, o que é muito melhor do que o controle por alavancas que o primeiro jogo tinha.



Você também pode gravar seus movimentos nesses chips e fazer com que os sackbots te imitem ao usá-lo. Por exemplo, você grava uma dança em um chip, uma dança que você mesmo fez com o sackboy e o sackbot vai imitar essa dança repetidamente, sem parar. Você também pode usar o Playstation Eye, a câmera - microfone do PS3, para gravar uma mensagem de voz, e fazer com que um sackbot fale tudo o que disser, como um gemido de dor quando ele morre, ou uma mensagem que tenha a ver com o enredo do level.

Finalmente, as outras duas novidades são o novo visual que LBP2 terá, com sombras mais bem feitas e texturas mais detalhadas, e essas texturas serão aplicadas nos levels antigos que foram publicados no primeiro LBP, ou seja, os 2 milhões de levels já feitos não serão desperdiçados e estarão ainda melhores. E por final, os levels poderão ser "colados" um no outro, podendo você assim fazer não só um level, mas um jogo completo composto por vários levels, e então publicá-lo na Playstation Network.

Little Big Planet foi um dos melhores jogos dessa geração, jogo que eu mesmo tenho, e fiquei surpreendido com a variedade de novidades nessa continuação. Eu não posso esperar por esse lançamento, que dirá vocês.

Ainda está pra ser anúnciado o lançamento do jogo, que será exclusivo do PS3, mas a Media Molecule pretende lançá-lo ainda no último trimestre deste ano.

Um comentário:

  1. Hi! Gabriel, esse blog tá a sua cara! Que legal. Você tinha razão, não é realmente o meu estilo, mas eu vou acompanhar sempre o que vocês escrevem. Porém, para não deixar de exercer o papel de "tia chata", tomem muito cuidado com o erros de português, vou ficar de olho, rssss. Fico muito feliz com o seu ingresso à blogosfera, aproveite bastante. E como você disse que não é muito chegado a poesia, leia no meu outro blog os contos que eu escrevo, acho que você vai curtir: http://absurdosideias.blogspot.com.
    Bjos!

    ResponderExcluir