sábado, 5 de junho de 2010

Horror Games

Pessoal... Me desculpo por não te postado nos últimos dois dias. Tive varios motivos para não postar, uma delas é a visita de meus parentes aqui em casa, que foi ótima, e outra é o fato de ter pego emprestado o jogo Resident Evil 5 emprestado nessa quarta feira, e pelos dias de quarta e quinta estive jogando o jogo até chegar ao final. Portanto, achei que seria uma boa coisa escrever sobre o que eu penso dos Survival Horror games antes de colocar minha própria análise de RE5, já que ainda me falta completar os extras com a Jill e The Mercenaries (sim, estou com a Gold Edition).

Para começar, vou dizer que jogos de Horror são como filmes de terror: tem muita coisa boa e tem muita merda. Se você tem estômago fraco, sua opinião quanto a esses jogos simplesmente não importa, pois a atmosfera de terror exige violência e... coisas um tanto nojentas. Muitos jogos fazem um exelênte trabalho montando uma atmosférica única e mecânicas de jogabilidade exelêntes, como Dead Space e Bioshock, porém são poucos. A maioria dos jogos de terror que te fazem molhar as cauças são um lixo e a maioria que realmnte entretêm não dão mais medo que os teletubies.

Residente Evil 4 foi, para mim, pertence a esse último grupo. O jogo é ótimo, realmente inovou a franquia, porém faltava o frio na espinha, o medo de olhar para trás enquanto joga. Minhas expectativas para RE5 eram baixas quanto a isso, porém o jogo me surpreendeu ao mostrar uma atmosfera bem mais assustadora que o seu antecessor. Não é de mijar as cuecas, mas em alguns momentos a trilha sonora e os ambientes escuros realmente te fazem perguntar se deveria continuar pelo corredor ou se deveria voltar. Claro que, assim como RE4, as paiságens são bem coloridas e nunca sempre fechadas. Mas é nos momentos fechados que o terror é maior. Assim como é em Rapture, de Bioshock, com salas claustrofóbicas e escuras, porém coloridas e com um tom único.

Eu nunca mais ví um jogo que me metesse mais medo que Residente Evil 2. O primeiro era legal, uma mansão e tudo, você preso lá, mas o segundo, você em uma cidade onde todo mundo é zumbí, sozinho (Claire e Leon se encontram muito poucas vezes), sem ter para onde fujir... Só o pensamento já me mete calafrios. Os becos fechados e salas trancadas, a avalanche de zumbis que, lentamente, começam a ir atrás de você fazendo gemidos...

Eu nunca joguei o terceiro. Eu imagino ser o melhor, pois que eu saiba se passa inteiro em Raccon City. Em RE5 você chega a visitar algumas ruínas e laboratórios antigos da Umbrella, da década de 60, e que explica muitos fúros que haviam na história, mas isso fica para a análise que ainda farei.


Resident Evil é concerteza a franquia representante do gênero, sendo a mais conhecida e, que eu saiba, mais duradoura. Muitas outras continuam saindo, umas boas, outras ruins, algumas somente dispensáveis. As que eu conheço que valem se citadas eu citei, agora resta a vocês comentarem. Bioshock é de longe meu favorito, sendo não-tradicional e diferente de tudo, e com as escolhas morais, que eu adoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário